-
Arquitetos: Bernardo Bustamante Arquitectos
- Área: 250 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:JAG Studio, Bernardo Bustamante Arquitectos
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Cocinas.ec, Edesa, Gastón Caro, Graiman, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lar para uma família de três pessoas, localizada em um condomínio privado do vale de Cumbayá, em Quito, onde predominam casas unifamiliares com dois pavimentos.
O terreno está localizado à beira da encosta e do vale, por isso buscou-se posicionar a casa no nível mais alto para obter as melhores vistas possíveis. Ela é uma estrutura perpendicular à rua, que se alimenta da melhor orientação e permite um grande jardim que se expande até a rua e, em uníssono, confere o verde ao espaço público.
A casa foi posicionada seguindo os eixos dos vizinhos, tanto em planta como em corte, buscando potencializar o vazio entre as moradias.
O projeto parte de dois muros de contenção, onde dois prismas estão localizados perpendicularmente contendo, respectivamente, o público e o privado. No espaço vazio entre os prismas está o hall que atravessa a casa, permitindo o acesso direto ao jardim.
Quase todo o programa é resolvido em um nível; Apenas estacionamento, lavanderia, banheiro e depósitos estão localizados no subsolo, que aparece entre as duas paredes de concreto. Todos os espaços de convivência estão localizados em direção à vista do vale, das montanhas, do jardim principal e estão orientados para o sol da manhã. Os espaços de serviço são organizados em direção à encosta, relacionados a um jardim mais controlado.
A implementação do objeto arquitetônico divide o jardim em duas partes, uma área mais pública, com um jardim contemplativo que acompanha o acesso e um quintal recreativo, com uma plataforma de madeira que termina em uma banheira de hidromassagem. O planejamento respeitou todas as árvores do terreno, destacando uma grande alfarrobeira que cobre o eixo de circulação e a sala principal com sua sombra.
A fundação é feita de concreto armado, onde é criado um sistema leve de estrutura metálica que permite obter grandes aberturas e espaços abertos. As esquadrias são feitas de alumínio preto, controlando as diferentes relações que cada ambiente deve ter com o exterior.
É uma casa muito ordenada, nutrida pelas condições do ambiente para potencializar a construção no âmbito de um projeto e dimensões limpos e econômicos.